Início » Blog » Saiba Como tratar um usuário de crack: Sobre o tratamento e Cuidados

Saiba Como tratar um usuário de crack: Sobre o tratamento e Cuidados

A droga crack é considerada uma droga bem prejudicial a saúde, também a maior que tem risco de dependência após o primeiro consumo.

Sendo assim fica uma grande dúvida na cabeça das pessoas, como lidar com um usuário de crack ? certamente não temos uma resposta concreta, depende de muitos fatores diferentes e não é uma questão fácil.

A dependência de drogas não afeta só usuário, como também e principalmente os seus familiares, alterando todo modelo de vida. O uso de crack é considerado umas das drogas mais utilizadas pelo fato de ter um baixo custo e seus efeitos serem manifestados rapidamente, o que justifica o seu alto grau de dependência.

Portanto durante o conteúdo exclusivo desse artigo você poderá encontrar informações que ajudem a conhecer mais sobre o usuário de crack, e como lidar com ele. Também irá encontrar quais recursos usar quando não souber oque fazer. Acompanhe o texto até o fim.

Boa Leitura !

Relacionados: Internação Involuntária como funciona

Usuários de Crack se drogando

Conheça aqui o sintomas do usuário de crack

Embora muita gente já sabe como também muita gente não sabe, mais o vício do crack, pode acontecer quando o individuo consome pela primeira vez, e existe um risco alto de dependência, então a pessoa começa a sentir os efeitos rapidamente.

Quando uma pessoa começa a usar o crack, ela sente o efeito muito rápido, com sensações incríveis, inclusiva a de prazer e satisfação. Porém quando o efeito passa resta o sentimento de euforia, alucinações, agitação, comportamentos agressivos e delírio. Entre outros não citados.

Os sintomas dividimos e duas fases, curto e longo prazo, isso varia conforme o consumo, quando mais se usa mais prejudicial fica, porém as pessoas são diferentes, mais o uso é o mesmo. Nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas. Além disso a usar drogas e quantidades exageradas e uso frequente são fatores de risco para o desenvolvimento de sintomas perigosos a saúde.

Sintomas Curto Prazo

Os sintomas a curto prazo, incluímos a fissura pela droga, perda de apetite, náusea, respiração acelerada, intensa euforia e agitação, irritabilidade, insônia, ansiedades e paranoias.

Sintomas a Longo Prazo

Os sintomas a longo prazo, são considerados as piores consequência que pode acontecer, como dano irreversíveis a saúde, se incluem nestes: danos no coração, rins e fígado, insuficiência respiratória e depressão profunda entre muitos outros não citados.

Oque acontece com o usuário de crack quando ele usa a droga?

Agora que já sabemos as consequência e sintomas a curto e longo prazo, iremos abordar como que o crack reage ao organismo do usário.

A droga quando consumida vai direto para o cérebro, ou seja sistema nervoso central é o centro de prazer do cérebro, modificando o sistema de busca e recompensa.

A droga quando inalada ela age nos neurotransmissores, que são responsáveis pelo transporte dos sinais entre os neurônios e estimulam sensações como prazer, liberando hormônios responsáveis por essas sensações.

Tão intensos os efeitos que com pouco consumo da substância o cérebro pode ficar viciado na sensação e efeito que é gerado, como dito, por isso que age diretamente no sistema nervoso de recompensa.

Além de tudo é uma substância que é forte estimulante que provoca o aumento dos batimentos cardíacos, também excitação, pressão arterial, sensação de bem-estar, poder de dilatação das pupilas, euforia, disposição mental, maior vigor físico e sensação de poder, esse são os principais resultados que tem um usuário de crack, após o uso.

De modo que esses efeitos são bastante intensos e de curta duração, reforçando a necessidade de consumir novamente, algumas pesquisas indicam que o Crack pode viciar fisicamente no primeiro ou segundo uso e psicologicamente até o quarto uso.

Como lidar com o usuário quando a pessoa é próxima de mim ?

Muitas pessoas, pensam que o dependente de crack não tem sentimentos, até mesmo pela maneira que encara as coisas, ou até mesmo pela maneira que trata seus familiares ou amigos, mais não é, de fato eles ficam realmente reféns do consumo de crack, como também de seus efeitos momentâneos e prazerosos.

É possível lidar com usuário de crack, portanto pode parecer difícil. Os familiares representam uma peça importante para que o dependente possa caminhar, fazer um tratamento contra a dependência química e talvez até se livrar de uma vez de todas suas dependências.

Enquanto muitas pessoas julgam, com palavras de xingamentos, faça ao contrário você, use palavras de incentivo e apoio, que conscientize os malefícios que o uso e consumo de crack pode trazer para sua vida. Ofereça sempre ajuda incentivando para um futuro tratamento contra as drogas.

Muitos usuários de crack já sofrem com a pressão social e pré-conceito, por mais que você seja duro(a) e sua vontade maior seja ajuda-lo, a pessoa vai acabar se afastando de você, causando assim um problema maior.

Busque sempre pela boa conversa e incentivo, entender oque se passa com a vida dele, um fator primordial é os lugares, leve a lugares que tragam lembranças boas, e escute oque ela tem pra dizer, busque uma conversa saudável.

O dependente de crack, não só pode como vai cometer erros, os quais irá te machucar por estar mais próximo. Também vai praticar coisas que vai contra seus princípios e que nem pensaria em fazer.

É importante que neste momento você não o acuse, durante uma conversa saudável, afinal você precisa fazer com que ele confie em você, para isso além de estar aberto a uma boa conversa, é preciso acolhê-lo, se você acusar ele vai acabar indo pra longe ao invés de se aproximar.

Não menos importante, procure ajuda para você, as pessoas que convivem com esse tipo de dependente muito próximo tendem a carregar fardos pesados, por conta da convivência.

Por isso é importante que você e pessoas próximas procurem tratamentos, para que não fique doente emocionalmente, busque por grupos de auto ajuda, psicoterapia e até outros recursos que temos hoje de tratamentos.

Você de fato precisa estar bem emocionalmente e fisicamente para ajudar o dependente de crack, pois se não estiver bem é mais fácil com que você também fique doente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *